Encontro sobre doação de órgãos reúne profissionais de diferentes estados

Por: Da Redação
09/08/2019 às 11:43
Cidades

O evento receberá mais de 200 profissionais da saúde da região e de outros estados como São Paulo, Minas Gerais e Paraná.

A Funfarme promove o VI Encontro das Comissões Intra-hospitalares de doações de órgãos e tecidos para transplantes, neste sábado (10), das 8 às 13h, no Centro de Convenções. 

O Hospital de Base de São José do Rio Preto conseguiu atingir o número de 33 doadores viáveis por milhão de habitante, número quase duas vezes maior que do Estado de São Paulo e da média nacional, atualmente em 16.

O alto índice de aceitação da população de Rio Preto pode ser comparado a algumas cidades da Europa. Nas Espanha, por exemplo, o número de doadores viáveis por milhão de habitante chega a 50, o que mostra que os índices podem avançar ainda mais.

"Esse resultado é fruto de um trabalho que envolve médicos e a população. As pessoas não têm mais dúvidas sobre morte encefálica, mas quanto à doação de órgãos ainda enfrentam certa resistência, por isso, nós promovemos esses encontros para capacitar os profissionais e conscientizar a população”, afirmou Dr. João Fernando Picollo, nefrologista do HB.

Além disso, o HB como um centro de referência em transplantes teve em 2017, 79 doadores viáveis e 167 órgãos transplantados. Já em 2018, tiveram 84 doadores viáveis e 181 órgãos transplantados.

Para reforçar ainda mais o trabalho realizado na instituição o diferencial do encontro é a capacitação dos profissionais da Organização de Procura de Órgãos (OPO) do HB que passarão a captar e fornecer válvulas cardíacas ao único banco desse tecido no país, em Curitiba.

No mesmo dia, a Funfarme/HB reunirá as 15  unidades de diálise com os centros de transplante renal de Rio Preto e região. O objetivo é a troca de experiência entre as equipes multidisciplinares visando otimizar o encaminhamento dos pacientes que necessitam de um transplante para a fila de espera, além de discutir casos clínicos e normas atuais sobre doadores de rins vivos. 

Só no Hospital de Base, em 2017, 2.000 pacientes passaram por tratamento de diálise e desde o início dos transplantes foram realizados 1.543 transplantes de rim.






Anunciar no Portal News EBC

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!